quinta-feira, 5 de maio de 2011

Caio F Abreu.



Quero falar hoje sobre Caio F Abreu, que por algumas vezes citei seus textos em algumas postagens e irei citar por muito tempo. P.S - (Nao deixei de gostar da Clarice Lispictor é claro). Poucos conhecem esse que foi um jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro. Apontado como um dos expoentes de sua geração, a obra de Caio Fernando Abreu, escrita num estilo econômico e bem pessoal, fala de sexo, de medo, de morte e, principalmente, de angustiante solidão.
Caio Fernando Abreu estudou Letras e Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi colega de João Gilberto Noll. No entanto, ele abandonou ambos os cursos para trabalhar como jornalista de revistas de entretenimento, tais como Nova, Manchete, Veja e Pop, além de colaborar com os jornais Correio do Povo, Zero Hora, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo.
Em 1968, perseguido pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), Caio refugiou-se no sítio de uma amiga, a escritora Hilda Hilst, em Campinas, São Paulo. No início da década de 1970, ele se exilou por um ano na Europa, morando, respectivamente, na Espanha, na Suécia, nos Países Baixos, na Inglaterra e na França. Hilda Hilst era uma grande amiga do caio, a quem escrevia cartas enquanto estava fora e até mesmo aqui no Brasil. Uma das cartas fala do momento em que ele conheceu Clarice Lispector (amo de paixao) a quem tinha uma grande admiraçao e nao era pra menos, Clarice era simplesmente incrivel, assim como o Caio.

Bibliografia:

* Semana de Artes Modernas.
* Inventário do Irremediável, contos;
* Limite Branco, romance;
* O Ovo Apunhalado, contos;
* Pedras de Calcutá, contos;
* Morangos Mofados, contos;
* Triângulo das Águas, novelas;
* As Frangas, novela infanto-juvenil;
* Os Dragões não conhecem o Paraíso, contos;
* A Maldição do Vale Negro, peça teatral;
* Onde Andará Dulce Veiga?, romance;
* Dov'è finita Dulce Veiga?, novela;
* Bien loin de Marienbad, novela;
* Molto lontano da Marienbad, contos;
* Ovelhas Negras, contos;
* Mel & Girassóis, antologia;
* Estranhos Estrangeiros, contos;
* Pequenas Epifanias, crônicas;
* Teatro Completo;
* Cartas, correspondência;
* I Draghi non conoscono il Paradiso, contos;

Teatro:

* O homem e a mancha
* Zona contaminada

Nenhum comentário: